Atividades externas

O PPGEA tem realizado esforços no sentido de incrementar a participação de pós-doutores no Programa. Assim, temos hoje 02 doutores pesquisadores apoiando duas áreas de concentração do Programa: Rosane Hein de Campos (PRODOC/CNPq) – junto à área de Saneamento Ambiental; e Sandra Beghi (francesa – DCR/FAPES), junto à área de Poluição do Ar.
A Doutora Rosane Hein de Campos recebeu uma bolsa PRODOC/CAPES, com duração até 31/05/2010, e se encontra trabalhando no projeto de Remoção de Nutrientes e Produção de Água para Reúso Urbano em ETE compacta do tipo UASB+FBAS.
Participa dos seguintes projetos:
- Projeto Pró-África (Edital MCT/CNPq 12/2008): Soluções Tecnológicas apropriadas para o tratamento de águas residuárias e gerenciamento de excretas no Brasil e em Angola.
- Projeto FAPES (Edital 002/2009): Estudo da Remoção biológica simultânea de nutrientes (fósforo e nitrogênio) de esgoto urbano através de reatores UASB e FBAS.
-Projeto Universal CNPq- CT-Hidro (edital 21/2009): Desenvolvimento de subsídios técnicos para a consolidação da prática de reúso de águas cinza nas edificações brasileiras.
- Projeto Universal/CNPq (edital 14/2009): Redução de volume e recuperação de nutrientes da urina humana através de evaporadores solares.
- Projeto FACITEC (Edital 003/2009): Remoção de Nutrientes e Produção de Água para Reúso Urbano em ETE compacta do tipo UASB+FBAS. Este projeto foi aprovado recentemente e ainda falta a assinatura.
A Doutora Sandra P. BEGHI recebeu uma bolsa DCR-FAPES por 24 meses, terminando em novembro 2010 e se encontra participando ativamente no projeto de pesquisa Modelagem da emissão atmosférica de gases odorantes em estações de tratamento de esgotos e Avaliação do incômodo causado pela poluição do ar em áreas urbanas, sendo seu foco principal de atuação a Análise Química e Olfatométrica de Compostos Odorantes Provenientes de Estações de Tratamento de Esgoto. Sandra atua como co-orientadora do discente de mestrado Augusto César Rodrigues, e coordena a especificação de equipamentos e procedimentos de análises químicas da área de poluição do ar. Atualmente representa o principal elo de ligação entre as atividades de pesquisa desenvolvidas no PPGEA e seus parceiros na Ecole de Mines (França).

Além dos projetos de pesquisa descritos nos itens acima, convém ressaltar a forte iteração regional do programa, através da realização de convênios e acordos de cooperação técnico-financeira com diversas entidades locais:

INTERCÂMBIO INSTITUTO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE (IEMA)-UFES-LABSAN: Convênio de intercambio técnico e de recursos humanos, visando a treinamento de pesquisadores e funcionários do Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA), envolvendo também a hospedagem de equipamentos de uso comum para analises de amostras ambientais. Período 2007-2010.

COOPERAÇÃO LABGEST COM O INSTITUTO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS (IEMA): Projetos de pesquisa vêm sendo realizados com apoio técnico-financeiro do IEMA no tema Enquadramento de corpos de águas, na via de acordo de cooperação técnica. Outros acordos estão em vias de estabelecimento.

PPGEA/UFES – INSTITUTO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE (IEMA): Os pesquisadores da área de Poluição do Ar em cooperação técnica e financeira com o IEMA firmaram este convênio de cooperação para desenvolver trabalhos pesquisa relacionados ao monitoramento de partículas sedimentáveis na Região da Grande Vitória e no Município de Anchieta, incluindo a quantificação das partículas sedimentadas na RGV, sua caracterização química para identificação das fontes responsáveis e a determinação do incômodo causado pelas partículas.

Edital Pró-Estratégia 050/2011 (recursos da CAPES) - Desenvolvimentode algoritmo para simular a dispersão de gases liberados por veículosespaciais no Centro de Lançamento de Alcântara. Projeto em parceriacom o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) com a criação de umsoftware inovador para análise pré-lançamentos de foguetes no Centrode Lançamentos de Alcântara. O PPGEA recebeu 2 bolsas de mestrado daCAPES.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910