Análise dos impactos ambientais através do método de Avaliação do Ciclo de Vida Dinâmico aplicado na escala do bairro: estudo de caso

Resumo: Os problemas ambientais atuais levaram ao desenvolvimento de metas para reduzir o impacto das atividades humanas no meio ambiente. Ao longo dos anos diversas convenções internacionais passaram a definir estas metas, mas o marco da integração dos aspectos ambientais em políticas de desenvolvimento foi a Agenda 21, publicada em 1992 no Rio de Janeiro. Este plano de ação impulsionou estudos e leis na busca por produtos ambientalmente menos agressivos, considerando seus requisitos ambientais, quanto ao controle das emissões, melhoria da eficiência e redução no consumo de recursos. Passou-se portanto, a avaliar o impacto ambiental do sistema produtivo.
Todo produto provoca impacto no meio ambiente, tanto no seu processo produtivo e das matérias-primas usadas, quanto devido a utilização e disposição final. Embora a indústria da construção civil seja crucial para o desenvolvimento social e econômico de um país, é a atividade com maior impacto, sendo um dos principais agentes causadores de contaminação ambiental na atualidade, o que demonstra a importância do setor na pegada ecológica de um país. Este setor não inclui apenas a construção de edifícios, mas também a infraestrutura, como instalações de geração de energia, instalações de transporte, estradas, ferrovias, aeroportos, instalações de abastecimento de água, entre outros, que modificam o uso do solo da região.
Atualmente, a maioria da população reside em áreas urbanas, levando a necessidade de melhorar a compreensão dos impactos locais e globais das atividades urbanas. Para isso, é necessário melhorar a gestão das cidades de modo a promover o crescimento econômico com menor instabilidade social e impacto ambiental.
Neste contexto, metodologias como a ACV podem auxiliar através de estudos quantitativos na avaliação do esgotamento dos recursos, danos à saúde humana e à qualidade ambiental. Estas avaliações podem produzir resultados sobre processos e desempenho em escalas urbanas relevantes para intervenções de gestão. Ao analisar o ambiente construído em escala do bairro, os principais processos a serem considerados são: consumo de materiais de construção para edifícios, espaços abertos e infraestrutura; consumo de energia e água em edifícios, infraestrutura e espaços abertos, e requisitos de transporte para mobilidade diária.
Entretanto, esta mudança de escala resulta em desafios crescentes devido à complexidade do sistema abordado, qualidade e disponibilidade de dados e requer novos desenvolvimentos metodológicos para processar a construção de dados de forma sistemática. Ressalta-se ainda que, incertezas devem ser consideradas no cálculo dos impactos ambientais, principalmente devido a constante evolução e a dinâmica das atividades humanas urbanas. Logo, torna-se necessário incluir a evolução temporal das áreas urbanas, para moldar cenários futuros de forma dinâmica, aplicando assim a Avaliação de ciclo de Vida Dinâmico. Este modelo avaliação dinâmica permite estimar o impacto das novas tecnologias ao longo do tempo, além da influência do comportamento dos usuários.
Vários artigos relacionados à ACV de bairros já foram publicados, mas a literatura existente ainda é escassa e heterogênea. Dessa forma, mais estudos sobre ACV em espaços urbanos podem fornecer maior compreensão sobre sistemas urbanos sustentáveis, avaliando dinamicamente as cadeias de suprimentos e as redes complexas, reduzindo as incertezas, considerando que a disponibilidade de dados relativos a ACV em questões urbanas ainda é limitada. Além disso, decisões tomadas em escalas urbanas (orientação, compacidade, densidade urbana) afetam, em grande parte, o equilíbrio energético de uma área urbana. Assim, estudos associados a uma análise dinâmica do espaço - incluído a evolução temporal, o impacto das novas tecnologias e o comportamento dos usuários - resultariam em uma avaliação mais abrangente capaz de apoiar efetivamente o desenvolvimento de políticas sustentáveis.

Data de início: 2018-05-01
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador João Luiz Calmon Nogueira da Gama
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910