Summary: Compostos farmacêuticos presentes nas formulações de medicamentos, inclusive os de uso veterinário, (quimioterápicos, antimicrobianos, analgésicos e antiinflamatórios, reguladores lipídicos, antiepilépticos e contraceptivos orais, etc.) são excretados pelos organismos total ou parcialmente metabolizados. Diversos agrotóxicos e fármacos e produtos de higiene pessoal (e seus metabólitos) como o ácido clofíbrico, ácido acetilsalicílico, cafeína, ibuprofeno, diclofenaco, naproxeno, e ainda hormônios naturais e sintéticos, bem como produtos de limpeza como detergentes e desinfetantes têm sido detectados em amostras de esgoto tratado, em águas superficiais e, em alguns casos, em águas potáveis como observado na Alemanha, Espanha, Canadá e EUA.
Nos últimos 10 anos é que pesquisas nesta área começaram a ser intensificadas, principalmente nos países europeus e EUA. No Brasil, pesquisas sobre o tema ainda são incipientes e a revisão da literatura mostra que há poucos artigos publicados em periódicos indexados sobre remoção de microcontaminantes em estações de tratamento de águas e esgotos.
O Projeto foi aprovado no Edital FAPEMIG 22/2009 coordenado pela UFOP. A Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Ambiental participa do projeto realizando análises de outros microcontaminantes ligados a atividades agrícolas, agrotóxicos e proporá técnicas para o tratamento das águas.

Starting date: 2010-10-13
Deadline (months): 36

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * Edumar Ramos Cabral Coelho
Student Master * Amanda de Barros Amaral
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910