Uso da escória de aciaria para elevação do pH e potencialização do processo de stripping da amônia de lixiviado de aterro sanitario

Resumo: O presente trabalho utilizará o lixiviado do aterro sanitário da empresa Marca Ambiental localizado em Cariacica, ES. Serão testados o lixiviado bruto e o efluente da etapa de tratamento eletrolítico da estação de tratamento de lixiviado lá existente.
Os testes serão realizados no Núcleo Água – UFES, onde se encontra instalado um filtro de escória em escala piloto construído com o suporte da empresa ArcelorMittal. A estratégia experimental será baseada na variação do tipo de escória, do tipo de lixiviado (bruto ou parcialmente tratado) e na carga hidráulica aplicada sobre os filtros. Pretende-se estabelecer parâmetros de projeto e procedimentos operacionais para este tipo de processo, bem como se realizar um estudo de viabilidade econômica de sua implantação em escala real no aterro sanitário da Marca Ambiental.
Os filtros de escória serão preenchidos com escória nova, a ser fornecida pela ArcelorMittal. Esta escória será objeto de caracterização físico-química por parte desta empresa (granulometria e composição química da escória), previamente ao fornecimento à UFES. O lixiviado será fornecido e transportado
periodicamente pela Marca Ambiental até a unidade piloto no Núcleo Água. A caracterização do lixiviado será realizada através análises físicos químicas e microbiológicas. Estas análises serão realizadas no Laboratório de Saneamento da Universidade Federal do Espirito Santo – UFES, seguindo o Standards Methods.

Data de início: 2018-05-01
Prazo (meses): 18

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Ricardo Franci Gonçalves
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910