Estudo dos impactos na qualidade do ar e benefícios à saúde relacionados às medidas de descarbonização

Resumo: O objetivo deste estudo é investigar os impactos das medidas de mitigação de emissões de GEE na qualidade do ar e os subsequentes benefícios à saúde. Por meio da adoção dessas medidas, como a transição para fontes de energia limpa e renovável, é possível reduzir os poluentes atmosféricos, incluindo dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (MP). Esta pesquisa visa destacar os resultados positivos da redução das emissões de GEE para a melhoria da qualidade do ar e os benefícios associados à saúde.

A implementação das medidas de mitigação de emissões de GEE contribui diretamente para a melhoria da qualidade do ar. A redução das emissões resulta na diminuição dos poluentes atmosféricos, especialmente em áreas urbanas onde as emissões de veículos e processos industriais são significativas. Essas medidas levam a um ambiente mais saudável, beneficiando o bem-estar dos residentes e reduzindo o risco de doenças respiratórias e cardiovasculares.

As medidas de mitigação das emissões de GEE, como a transição para fontes de energia limpa e renovável, contribuem para a redução de outros poluentes atmosféricos, como dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (MP). Esses poluentes estão associados à deterioração da qualidade do ar, afetando negativamente a saúde humana.

A poluição do ar é um fator de risco significativo para várias doenças respiratórias, incluindo bronquite crônica, enfisema e câncer de pulmão. Medidas de mitigação direcionadas às emissões de GEE ajudam a reduzir a exposição a poluentes atmosféricos nocivos, diminuindo assim a incidência de doenças respiratórias.

A melhoria da qualidade do ar por meio de medidas de descarbonização não beneficia apenas a saúde individual, mas também promove a saúde pública. A redução da poluição atmosférica está associada a menores taxas de mortalidade prematura, doenças respiratórias, condições cardiovasculares e até mesmo problemas de desenvolvimento em crianças.

A poluição do ar representa um ônus significativo para o estado em termos de custos com saúde, impacto econômico, degradação ambiental e danos à infraestrutura. Investir em medidas de redução da poluição do ar, como a implementação de políticas ambientais mais rigorosas e a promoção de fontes de energia limpa, pode ajudar a mitigar esses custos e promover um ambiente mais saudável e sustentável para o estado e sua população. A poluição do ar está diretamente ligada a uma série de problemas de saúde, como doenças respiratórias, cardiovasculares e até mesmo câncer de pulmão. Essas doenças demandam recursos consideráveis do sistema de saúde, incluindo tratamentos médicos, internações hospitalares, medicamentos e custos associados ao cuidado com a saúde a longo prazo.

Neste projeto de pesquisa, será utilizado um modelo fotoquímico de qualidade do ar regional para determinar a qualidade do ar em regiões urbana, comparando o cenário atual de emissão de poluentes com cenários futuros hipotéticos que consideram uma transição gradual para fontes de energias mais limpas. O modelo WRF será utilizado para simular os dados meteorológicos do período analisado, e o modelo CMAQ o responsável por estimar as concentrações dos poluentes. Para estimativa dos impactos à saúde será utilizado o software “Environmental Benefits Mapping and Analysis Program - Community Edition (BenMAP-CE)”, desenvolvido pela Agência Norte Americana de Proteção Ambiental (USEPA). O BenMAP-CE é um programa que estima o impacto à saúde humana, como a redução da mortalidade e morbidade, causado pelas mudanças da qualidade do ar. Além do impacto à saúde humana, o BenMAP-CE calculas os benefícios monetários decorrentes da variação do número de eventos de saúde pública (aumento ou decremento do número de internações, por exemplo).

Data de início: 2022-03-01
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Neyval Costa Reis Jr.
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910