Modelagem do transporte de sedimentos suspensos de origem fluvial em um estuário com presença de mangue
Nome: Lorena Gregorio Puppim
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 11/07/2016
Orientador:
Nome | Papel |
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Daniel Rigo | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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Alex Cardoso Bastos | Examinador Externo |
Daniel Rigo | Orientador |
Julio Tomás Aquije Chacaltana | Examinador Interno |
Resumo: A análise do transporte de sedimentos suspensos em estuários pode auxiliar no gerenciamento da bacia, bem como servir de apoio a estudos de monitoramento de compostos carreados adsorvidos a esses sedimentos. O estuário do Rio Santa Maria da Vitória compõe parte de um complexo sistema estuarino localizado na região central do estado do Espírito Santo, apresentando o Rio Santa Maria da Vitória como o principal aporte fluvial para o sistema. O ambiente é caracterizado por apresentar extensivas planícies de maré circundando o estuário e por ser um ambiente dominado por micromarés. Possíveis influências das áreas alagáveis no escoamento e no transporte dos sedimentos suspensos ao longo do sistema estuário são investigadas utilizando o modelo computacional SisBaHia®. O modelo computacional reproduziu de forma satisfatória os dados de elevação da superfície da água e razoavelmente os dados de corrente. As planícies de maré apresentaram menores valores de magnitude da velocidade, quando comparada as velocidades do canal adjacente, indiciam essas regiões alagáveis a serem de acumulação. A avaliação do transporte de sedimentos suspensos ao longo do estuário em diferentes regimes fluviais (período de cheia e estiagem) comprovou a influência das planícies de maré na retenção dos sedimentos suspensos transportados pelo Rio Santa Maria da Vitória, principalmente no período de estiagem, onde a menor competência fluvial dificulta o carreamento desse material. Além disso, o presente estudo confirmou que a cabeceira da Baía de Vitória é dominada por sedimentos de origem fluvial e que a presença das planícies de maré influência de forma significativa na geomorfologia do sistema.