Fluid flow features inside an enclosure device used for measuring volatile emissions from quiescent surfaces
Nome: IZABELE VENTUROTT FERREIRA TONIATO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 21/02/2020
Orientador:
Nome | Papel |
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JANE MERI SANTOS | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ADEMIR ABDALA PRATA JUNIOR | Examinador Externo |
JANE MERI SANTOS | Orientador |
NEYVAL COSTA REIS JR. | Examinador Interno |
RAMON SILVA MARTINS | Coorientador |
Resumo: O odor gerado por estações de tratamento de esgoto doméstico e industrial, e outros
processos industriais, podem causar desconforto na população que vive ao seu redor e reclamações à agência ambiental local. Algumas das fontes de odor nesses locais são caracterizadas
como fontes de área passivas e suas taxas de emissão podem ser medidas por túneis de vento
portáteis. É um equipamento com a parte inferior aberta que é posicionado sobre uma superfície
emissora de odor. Entretanto, ainda não há um modelo de túnel de vento universalmente adotado.
O objetivo desse trabalho consiste em analisar o padrão do escoamento do ar no interior do túnel
posicionado sobre superfícies com diferentes rugosidades e verificar se ele reproduz a velocidade
de fricção encontrada em escoamentos atmosféricos. O escoamento foi modelado usando as
equações fundamentais de conservação de massa e momento. Essas equações foram resolvidas
através de uma solução numérica baseada no método de volumes finitos usando uma malha não
estruturada formada por elementos de volume tetraédricos e prismáticos.
Os resultados mostraram que existem zonas de recirculação dentro do túnel e uma aceleração após a curva de entrada. Os vetores de velocidade mostraram uma desaceleração no
escoamento para superfícies com maiores valores de rugosidade e a intensidade turbulenta foi
menor para as mesmas superfícies. Os maiores valores da velocidade de fricção na superfície
emissora foram encontrados na entrada da seção principal do túnel e foram diminuindo à medida
que o escoamento se desenvolve na direção principal do escoamento. A velocidade de fricção
média variou entre 0.14 m s−1
(para a menor rugosidade) e 0.23 m s−1
(para a maior rugosidade).
Diferentes velocidades de entrada no túnel também foram analisadas para a superfície lisa e a
velocidade de fricção média variou entre 0.06 m s−1
(para a menor velocidade de entrada) e
0.14 m s−1
(para a maior velocidade de entrada). Esses valores estão de acordo com os valores
de velocidade de fricção encontrados em escoamentos atmosféricos para alguns intervalos de
velocidade do vento.