DESCARBONIZAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS: UMA ANÁLISE WELL-TO-WHEEL DE DIFERENTES COMBUSTÍVEIS
Nome: BIANCA DE SOUZA HOFFMANN
Data de publicação: 03/09/2024
Banca:
Nome | Papel |
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ADEMIR ABDALA PRATA JUNIOR | Examinador Externo |
JOAO LUIZ CALMON NOGUEIRA DA GAMA | Examinador Interno |
NEYVAL COSTA REIS JUNIOR | Presidente |
Resumo: O estado do Espírito Santo (ES) desenvolveu o Plano de Descarbonização e Neutralização
das Emissões de GEE, visando a descarbonização e a neutralização das emissões até 2050.
Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo propor um método para avaliar
ambientalmente os combustíveis utilizados no transporte público de passageiros para
reduzir as emissões de poluentes atmosféricos e de GEE. O método proposto foi aplicado
ao sistema Transcol, que atende a Região Metropolitana da Grande Vitória. Foram
avaliadas as emissões dos poluentes atmosféricos (CO, NOx, SO2, MP e NMHC) e de
GEE (CO2, CH4 e N2O), em seis diferentes cenários, considerando o tipo de combustível
e a fase do Proconve dos ônibus da frota. Utilizou-se a análise Well-to-Wheel (WTW),
que é específica para o setor de transportes, para avaliar os impactos ambientais ao longo
de todo o ciclo de vida dos combustíveis, compreendendo as duas fases: Well-to-Pump
(WTP) e Pump-to-Wheel (PTW). Foram utilizados dados reais de operação de 2022 da
frota, cedidos pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória. Os fatores de
emissão da fase WTP foram obtidos da base de dados Ecoinvent. As categorias de
impacto foram analisadas utilizando o método IMPACT 2002+. Os combustíveis
analisados foram: BS-500, BS-10, eletricidade e GNV. A análise dos resultados revelou
que a substituição da frota por 100% de ônibus elétricos pode proporcionar reduções
significativas nas emissões de todos os poluentes atmosféricos e GEE em comparação
com todos os outros cenários. A substituição parcial da frota por ônibus elétricos também
apresentou reduções quando comparada com todos os outros cenários, mostrando que a
adoção parcial de ônibus elétricos pode ser a melhor rota para a descarbonização do
sistema Transcol. O uso do GNV apresentou aumentos nas emissões de CO, NOx e CH4,
além de requererem investimentos para adaptação da frota com instalação do kit dual-
fuel, não se mostrando como uma rota adequada de transição. Em relação as categorias
de impacto, a substituição da frota por 100% de ônibus elétricos mostrou-se como a
alternativa que causa os menores impactos em todas as categorias analisadas. A utilização
do GNV apresentou um aumento dos impactos na categoria de acidificação/nutrição
terrestre, mostrando-se também como não adequada a uma rota de transição.