Lógica Fuzzy para modelamento e auxílio no processo de tomada de decisão em caso de derrame de óleo no mar

Nome: Gabriel Correia Leone
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/08/2010
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Daniel Rigo Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Antonio Sérgio Ferreira Mendonça Examinador Interno
Daniel Rigo Orientador
Renato Antônio Krohling Coorientador
Renato Parkinson Martins Examinador Externo

Resumo: O aumento da demanda energética nos dias atuais tornou a sociedade dependente do uso de um recurso natural não renovável, o petróleo. A busca por reservas e a retirada deste produto é de fundamental importância social e econômica. No entanto, em casos de acidente, as conseqüências ambientais são algumas vezes catastróficas. Devido a esse caráter, a busca por medidas que auxiliem no processo de tomada de decisão é fundamental.
Este trabalho trata do uso do Modelo Numérico OILMAP para modelamento de cenários de contenção, recolhimento e dispersão química em casos de acidentes de óleo sob diferentes parâmetros ambientais, com intuito de proporcionar informações necessárias para montagem de uma base de regras que dêem suporte para modelar através de um Modelo Fuzzy uma maneira para se obter respostas de maneira mais ágil e com menor custo computacional.
A Lógica Fuzzy adiciona valores lingüísticos ao invés de numéricos, o que proporciona a adição de incerteza no problema, melhor compreensão por parte de não especialistas, respostas mais rápidas e menores custos computacionais.
Foram simulados cenários utilizando um modelo numérico de transporte sob diferentes condições ambientais, que serviram de base para montagem de um Modelo Fuzzy. O Modelo Fuzzy apresentou resultados condizentes com o modelo numérico, e com esforço computacional inferior e maior velocidade de resposta o que demonstra que esta metodologia representa uma importante ferramenta no auxílio à tomada de decisão.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910