Avaliação da calibração do modelo Soil and Water Assessment Tool (SWAT) para a simulação de estradas não pavimentadas em bacias hidrográficas.

Nome: Fillipe Tesch
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 02/03/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Daniel Rigo Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Celso Augusto Guimarães Santos Examinador Externo
Daniel Rigo Orientador
Edmilson Costa Teixeira Examinador Interno

Resumo: A resolução de problemas relacionados aos recursos hídricos tem sido baseada em
modelos matemáticos, na maioria das vezes, utilizados como ferramentas de
planejamento integrado de recursos naturais. Neste contexto, o modelo Soil and Water
Assessment Tool SWAT tem sido aplicado a diversas bacias hidrográficas que
necessitam da resoluçao de problemas que integram qualidade e quantidade de água
com o manejo do uso e ocupação do solo. No Brasil e no Estado do Espírito Santo um
dos maiores problemas relacionados à poluição difusa em bacias hidrográficas rurais
são as estradas não pavimentadas. O modelo SWAT têm sido amplamente difundido
e pesquisado no Brasil, sendo amplamente utilizado pelas universidades brasileiras,
para a modelagem da quantidade e da qualidade da água, bem como para planejar o
uso, ocupação e manejo do solo. Considerando, que o manejo de estradas não
pavimentas deve ser inserido na pauta do manejo do uso e ocupação do solo, o
presente projeto dedicou-se a avaliar a calibração do modelo SWAT para a simulação
de estradas não pavimentadas em bacias hidrográficas. Foi escolhida como área de
estudo a subbacia hidrográfica do Rio Perdido, afluente direto do Rio Santa Maria do
Doce. O modelo SWAT foi aplicado em dois cenários: o primeiro cenário
desconsiderou a existência de estradas não pavimentadas na bacia; o segundo
cenário, por sua vez, considerou a existência das estradas não pavimentadas como
parte do uso e ocupação do solo da bacia hidrográfica. Os cenários modelados foram
calibrados a partir do software de calibração SWAT- CUP. Os resultados da calibração
indicaram que o Cenário 1 apresentou desempenho muito superior ao Cenário 2,
principalmente tratando-se da sedimentologia. Verificou-se que, de modo geral, tanto
o Cenário 1 como o Cenário 2 apresentaram desempenho ruim para a simulação de
vazões de pequena magnitude. O modelo apresentou melhor desempenho de
calibração para vazões com maior frequência ao longo do período monitorado. Por
fim, a simulação de estradas não pavimentadas em bacias hidrográficas pelo modelo
SWAT exige um maior empenho no monitoramento e realização de ensaios para a
cacterização física das condições hidrológicas das estradas, facilitando a definição
dos parâmetros requeridos pelo modelo.

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