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Influence of traffic emissions on the street-level concentrations in an urban built neighborhood in Brazil: a MUNICH application

Nome: KARINA TONOLI CEVOLANI

Data de publicação: 30/10/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELISA VALENTIM GOULART Presidente
LYA LUGON CORNEJO VON MARTTENS Coorientador
MARIO EDUARDO GAVIDIA CALDERÓN Examinador Externo
TACIANA TOLEDO DE ALMEIDA ALBUQUERQUE Examinador Interno

Resumo: A poluição atmosférica já é considerada a principal ameaça ambiental à saúde humana.
Especialmente em áreas urbanas, a exposição a concentrações elevadas pode ser mais
frequente devido à proximidade das emissões do tráfego e à dispersão limitada. A combinação da deterioração da qualidade do ar e do rápido crescimento urbano pode resultar em
aumento de casos clínicos. Para analisar a influência das emissões do tráfego na Enseada do
Suá, bairro urbano situado em Vitória/Brasil, foram realizadas simulações com MUNICH
para novembro e dezembro/2019. Foram propostos três cenários adicionais de emissões
para fornecer subsídios às estratégias de controle da poluição. Os dados de emissão foram
definidos com base no inventário divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos
Hídricos (Ano base 2015). As emissões de orgânicos voláteis foram especiadas quimicamente
seguindo fatores relativos à combustão de combustíveis brasileiros disponíveis na literatura.
Os dados meteorológicos e as concentrações de fundo foram obtidos de modelagens com
o WRF-Urban versão 4.1.5 e CMAQ versão 5.3.2, respectivamente. A malha viária e as
edificações foram obtidas no site da Prefeitura de Vitória. Simulações indicaram que picos
de concentrações de NO2, PM10 e PM2.5 estavam associados a baixos valores de camada
limite planetária e/ou velocidade de fricção. Ademais, a redução de cerca de 30% na razão
de aspecto em uma rua primária (rua 119 próxima à estação de qualidade do ar situada na
Enseada do Suá) resultou em uma diminuição de 13.0%, 13.7% e 8.9% nas concentrações
médias de PM2.5, PM10 e NO2 sobre as ruas 112 e 119 (próximas a estação Enseada do
Suá). Uma melhor concordância entre as concentrações de NO2 modeladas e observadas foi
alcançada quando uma correção nas concentrações de fundo foi aplicada, o que sugere que
este poluente é mais afetado pelo fundo urbano. Quanto ao PM10 e PM2.5, os resultados
indicaram uma potencial superestimação da emissão de ressuspensão. Logo, isto é um fator
chave para obter maiores concentrações na área de estudo. Quanto aos cenários adicionais
de emissão de tráfego, as simulações mostraram que todos os cenários de mobilidade
urbana resultaram em reduções na concentração do ar. Para todos os poluentes analisados,
as maiores reduções foram obtidas no caso de emissões nulas em vias primárias, as mais
relevantes para a taxa de emissão total estimada para Enseada do Suá. Neste cenário, as
concentrações médias de PM10, PM2.5 e NO2 nos segmentos de rua podem ser reduzidas em
até 66.1%, 79.6% e 92.5%, respectivamente. Porém, foram observadas violações a norma
brasileira e às diretrizes de qualidade do ar da OMS - 2021 (OMS 2021). Maior número
de ultrapassagens a OMS 2021 em comparação com os padrões atuais do Brasil sugere a
necessidade de atualização da legislação nacional. Logo, estratégias mais ambiciosas são
necessárias para controlar a poluição na área de estudo visando o bem-estar humano.

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